terça-feira, 12 de junho de 2012

Mãos e pés descascando - Causas e Tratamentos

Verifiquei, pelo número de acessos ao artigo que escrevi em meu blog sobre o mito de que mãos e pés descascando poderiam ser sinal de ácido úrico elevado, que muitas pessoas procuravam informações sobre o que acontece e como tratar. Pois então, resolvi escrever este novo artigo, tratando destes assuntos!

Causas

A descamação de mãos e pés pode ser um sintoma comum a diversos processos inflamatórios da pele: alergias, dermatites (alérgicas ou não), psoríase, micoses, pele seca. Alguns medicamentos, como os quimioterápicos, podem provocar descamação como efeito adverso. E também a disidrose, em estágios avançados, pode causar descamação. E até mesmo o excesso de suor nestas regiões pode contribuir para o aparecimento de problemas que levam à descamação da pele.


Tratamentos

Claro que as coisas não poderiam ser tão fáceis assim! Como existem diversas causas para o aparecimento da descamação da pele das mãos e pés, também existem diferentes tratamentos para cada tipo. Corticoides são utilizados em alguns casos, antifúngicos em outros, hidratantes... Até mesmo o famoso Botox pode ser utilizado quando for necessário diminuir a sudorese. Mas o que é mais importante, é que somente o DERMATOLOGISTA vai identificar a causa, e prescrever o tratamento correto. O tratamento errado pode causar uma piora na situação! CUIDADO!



Pesquisar este blog