quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Eparema e Epocler servem para evitar ou curar a ressaca?



Quase todo mundo sabe que Eparema e Epocler servem "para o fígado", e muitos acham que são a mesma coisa. Mas não são iguais, e a escolha entre eles dependerá de qual o problema que a pessoa tem.


Mas eles servem para evitar ou curar a ressaca?


Para respondermos, primeiro vamos ver como funciona cada um desses medicamentos:


  • EPAREMA

Composto pelos extratos vegetais de Boldo, Cáscara Sagrada e Ruibarbo. Indicado para facilitar a digestão de alimentos gordurosos através da eliminação da bile.

Para entendermos melhor, primeiro vamos falar rapidamente sobre as funções da bile (também chamada de bílis): a bile é um fluido (líquido) produzido continuamente pelo fígado, e que vai sendo armazenado numa espécie de bolsa, chamada vesícula biliar (conhecida popularmente apenas como vesícula). Quando comemos, os alimentos vão tendo uma parte da sua digestão no estômago, e depois passam para o intestino. Quando chegam lá, a vesícula libera a bile que estava armazenada, para que ela possa "quebrar" a gordura presente no alimento, o que facilita a ação de uma enzima chamada lipase, que atua na absorção da gordura.


Após uma refeição rica em gordura, podemos ficar com uma sensação de digestão difícil, pesada. É aí que entra o Eparema. Ele tem ação colagoga (aumento da produção de bile) e colerética (aumento da saída de bile da vesícula). Portanto, facilita a digestão das gorduras. 

principal ação do Eparema deve-se ao extrato de Boldo.


  • EPOCLER
Composto por Colina (citrato de colina), betaína e metionina (racemetionina). Indicado no tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos (= do fígado), entre eles a esteatose hepática

Essa doença caracteriza-se pelo acúmulo anormal de gordura dentro das células do fígado, condição que pode se agravar e levar a uma cirrose hepática. A esteatose é causada por diversos fatores, mas um dos mais comuns é a ingestão excessiva de álcool, aguda ou crônica.

Os aminoácidos presentes na fórmula do Epocler (colina e metionina), atuam na metabolização das gorduras acumuladas no interior dos hepatócitos, com o intuito de reverter o quadro da esteatose hepática. A metionina ainda tem importante função protetora do fígado contra os radicais livres por sua ação antioxidante acentuada e por ser precursora da glutationa, um dos principais antioxidantes deste órgão. A betaína completa a ação antioxidante hepática, pois juntamente com a metionina e a colina, acelera a remoção da gordura infiltrada no fígado.


Agora, respondendo à pergunta lá de cima, se eles servem para evitar ou curar a ressaca: NÃO!

Como pudemos ver, o Eparema não tem ação alguma sobre a absorção ou o metabolismo do álcool. Já o Epocler poderia ter algum efeito ao minimizar os efeitos oxidativos dos radicais livres. Porém, segundo o dr. Hoel Sette Jr., médico hepatologista e diretor clínico da Clínica Pró-Fígado, após ser perguntado se "Depois de beber, é bom tomar remédios hepatoprotetores como Epocler e Metiocolin?":

"Tais medicamentos, vendidos sem receita médica e compostos de sais minerais, aminoácidos e vitaminas, não têm qualquer efeito protetor sobre o fígado. Para quem não quer sofrer danos advindos do álcool, só existe um conselho: beber com moderação."


Pesquisar este blog